Equipamentos necessários para fazer a Classificação da amostra de grãos

Amostragem Representativa do Lote
> Equipamentos para Coleta da amostra

A coleta da amostra deve ser feita com Coletor Hidráulico, Coletor Pneumático ou Calador Manual, conforme imagens e descrições abaixo.

*Os coletores hidráulico e pneumático possuem uma sonda que faz a sucção das amostras de grãos do caminhão, e as transporta até um reservatório instalado na sala de classificação, para que seja feita a análise e classificação dessa amostra.

Veja mais sobre Coletores de Amostras (Tipos, diferenças e formas de utilização).

Homogeneização das Amostras
> Equipamentos para homogeneização

Utiliza-se o homogeneizador Boerner, ou o quarteador de amostras, ou ainda o quarteador redutor de amostras tipo cascata, mais 3 a 4 recipientes e sacos plásticos resistentes para 1kg de cada amostra.

Classificação da Impureza dos Grãos
> Equipamentos para determinar a impureza

Primeiramente é necessário utilizar um kit ou jogo de peneiras para fazer a classificação, ou seja, a separação da impureza e matérias estranhas dos grãos. Outro equipamento utilizado para fazer essa separação é o Selecionador de Impurezas, que atua da mesma forma que o jogo de peneiras, porém com sistema automático e com peneira circular.
Para fazer a pesagem da amostra limpa e das impurezas é necessária a utilização de balança de precisão, posteriormente fazendo o cálculo percentual.

Baixe nosso e-Book Completo para informações detalhadas sobre a classificação de grãos

Jogo de peneiras para classificação da amostra e balança de precisão:

Selecionador ou separador de Impurezas

Determinar a umidade
> Equipamento para determinar a umidade dos grãos

Os aparelhos de medição de umidade possuem uma câmara onde ocorre a passagem dos grãos e através de capacímetro é medido a constante dielétrica dos grãos inserido no equipamento, essa constante é proporcional a umidade. Cada tipo de produto possui uma curva específica no aparelho para que ocorra a correta medição.

*Atenção especial: Os determinadores de umidade para uso comercial devem ser homologados pelo Inmetro, conforme O RTM da portaria Inmetro nº 402 de 15/08/2013.

Atenção para a aferição periódica: Os aparelhos devem estar aferidos, nivelados e calibrados por empresa certificada pelo Inmetro.

Análise dos defeitos dos grãos

Utiliza-se alguns itens específicos para a análise dos grãos. Os mais utilizados são: concha, pinça, alicate, balança, paquímetro, luminária e bancada preferencialmente azul.

Fonte: Conforme pesquisa e legislação – Lei da Classificação Vegetal, Lei 9.972 de 25 de maio de 2000 e Decreto 6.268/2007.